Carille já definiu o time que entra em campo. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians/ Via UOL

Carille já definiu o time que entra em campo. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians/ Via UOL

O Corinthians enfrenta o Ferroviário-CE, às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira (7), ainda procurando seu estilo de jogo ideal. A primeira rodada da Copa do Brasil é também a primeira decisão do ano, mas o time ainda está em formação. Fábio Carille faz novo experimento, desta vez apostando no estreante Vagner Love para dar maior mobilidade ao ataque.

Até aqui o treinador já tentou pelo menos três formações táticas: abriu a temporada com um armador central e dois pontas abertos; depois avançou Ramiro para uma linha de quatro meias; e até esboçou um losango no meio-campo. Tudo isso em cinco jogos. No sexto, um jogo único eliminatório, a novidade é Love como um "falso 10".

O termo foi cunhado pelo próprio Love, que no papel é escalado na ponta esquerda mas na prática vai flutuar para o meio e se aproximar do centroavante Gustavo - a formação foi detalhada por Carille na última quarta e se torna o plano A a partir de agora. O meio-campo terá Ramiro, Sornoza e Jadson à frente de Ralf; uma formação de muita qualidade na criação, mas que vai precisar marcar bastante para não sobrecarregar a defesa.

A frequência das mudanças impediu que o Corinthians ganhasse rodagem neste começo de temporada. Além de experimentar várias possibilidades no meio-campo, Carille também testou todos os zagueiros até escolher a dupla Manoel e Henrique. Os ajustes são naturais e necessários, entende o treinador.

"Temos que avaliar o elenco durante a competição, com jogadores chegando e ainda entendendo o que é o Corinthians. Temos que ter um pouco de paciência. Para propor o jogo e envolver o adversário, é preciso um pouco mais de trabalho", avisa, consciente de que o time vai demorar para render o esperado.

O problema é que a demora pode custar caro, porque uma derrota nesta quinta sacrifica um campeonato já no segundo mês de 2019. Carille não teve outra alternativa senão testar possibilidades nos últimos cinco jogos, mas agora chega a uma decisão pressionado não só por resultado, mas também por desempenho. Também porque fevereiro reserva pelo menos outros três jogos importantes.

Um atenuante no duelo eliminatório é o benefício do empate ao Corinthians, previsto em regulamento para os visitantes nesta primeira fase. Quem sair vencedor nos 90 minutos avança na Copa do Brasil, sem possibilidade de disputa de pênaltis. A partida ocorre no Estádio do Café, em Londrina-PR, pois o Ferroviário ter aceitou vender o mando de campo a empresários.

Retrospecto

É apenas o segundo confronto entre Ferroviário e Corinthians na história dos clubes. O único jogo até aqui aconteceu na segunda fase da Copa do Brasil de 2004, com vitória alvinegra por 2 a 0 e classificação sem a necessidade da partida de volta. Na ocasião, esteve em campo o então volante Fabinho, que atualmente é auxiliar técnico de Carille.

Ficha Técnica
Ferroviário-CE x Corinthians

Data: 7 de fevereiro de 2019, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Local: Estádio do Café, em Londrina-PR
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Luiz Souza Santos Renesto

Ferroviário: Gleibison, Lucas Mendes, Da Silva, Luis Fernando e Fernandes; Mazinho, Leanderson, Enercino e Janeudo; Siloé (Kleinisson) e Edson Cariús. Técnico: Marcelo Vilar.

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Ramiro, Sornoza, Jadson e Vagner Love; Gustavo. Técnico: Fábio Carille.

Últimas do seu time