Romero e Pedrinho são esperanças do Corinthians na Libertadores

Romero e Pedrinho são esperanças do Corinthians na Libertadores

Dassler Marques e Diego Salgado
Do UOL, em São Paulo

Com uma janela de transferências agitada entre a fase de grupos e as oitavas de final, o Corinthians retorna à Copa Libertadores com mudanças importantes no time que teve a sexta melhor campanha do torneio até aqui. A primeira etapa desse novo estágio ocorre na noite desta quarta-feira (7), em Santiago, contra o Colo-Colo.

Trata-se, indiscutivelmente, de uma nova equipe, com a cara mais próxima do que idealizaram o treinador Osmar Loss e principalmente o presidente Andrés Sanchez nas últimas semanas, bem diferente do que o antecessor Fábio Carille havia planejado. Depois de vencer o Brasileiro 2017, o ex-treinador priorizou um mercado de experientes como Ralf, Júnior Dutra, Henrique, Renê Júnior e Emerson Sheik como expoentes, com só Sidcley e Mateus Vital como mais jovens.

Com a tentativa de reduzir salários e montar um elenco com jogadores de maior potencial de revenda, o Corinthians refez o elenco no meio do ano com mais apostas que leva para o duelo desta quarta no Chile. É o caso, por exemplo, de dois jogadores que fazem seus primeiros jogos de Copa Libertadores na carreira: Pedro Henrique, que herdou a titularidade na zaga, e Douglas, recentemente adquirido do Fluminense e substituto de Maycon no meio-campo.

"Trouxemos cinco ou seis jogadores de baixa idade para termos um time para os próximos três ou quatro anos. É o que queremos para o Corinthians. Já foi provado que com o time mais jovem e reforçado, mais títulos virão", destacou o presidente Andrés Sanchez em entrevista à TV oficial do clube. Ele assumiu o cargo em fevereiro, não se opôs à saída de Carille e mudou o curso do planejamento em 2018.

A lista de contratados tem ainda jogadores para as divisões de base, o chileno Ángelo Araos e o volante Thiaguinho, indisponíveis na Copa Libertadores, e também o paraguaio Sergio Díaz, que ainda não estreou e só deverá estar apto caso o Corinthians avance às quartas de final. Curiosamente, até entre os experientes que chegaram há estreantes na Libertadores - o centroavante Jonathas, lesionado, e o lateral Danilo Avelar, titular em Santiago, nunca jogaram o torneio.

Sem referências recentes como Balbuena, Maycon e Rodriguinho, além do próprio Carille, o Corinthians idealizado por Andrés e liderado por Loss tentará manter o desempenho de destaque da fase de grupos e também do título paulista recente. A caminhada do novo treinador teve início exatamente com derrota na Libertadores, para o Millonarios, mas engrenou recentemente com bons resultados no Brasileirão.

Depois de poupar jogadores no fim de semana, Loss jogará com o que tem tido de melhor contra o Colo-Colo, com Fagner e Avelar de volta às laterais e Gabriel no meio-campo. Pedrinho, mais uma cara jovem desse novo time titular, lidera o setor ofensivo ao lado de Romero, Jadson e Clayson e tenta provar que a Libertadores não é só um torneio para jogadores rodados.

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Últimas do seu time