Nova atração da emissora usou o nome do blog de jornalista gaúcho

Nova atração da emissora usou o nome do blog de jornalista gaúcho

A RedeTV! estreou na última segunda-feira (13) o programa esportivo `Papo de Bola`. O site “Na Telinha” levantou o assunto e enfatizou que o nome do programa é familiar para quem acompanha as notícias da imprensa esportiva desde o início dos anos 2000. `Papo de Bola` é o nome do blog de Edu César, criado em 2003. Desde 2017, no entanto, ele informou que daria um tempo no projeto.
 
Segundo o NaTelinha, a marca do nome não estava registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), ficando livre para a emissora, que já deu entrada no órgão para ficar com o nome.
 
O advogado Marcos Thereza entende que o caso é delicado. “É de saber público que a marca pertence ao jornalista desde 2003, isso daria a ele oportunidade de processar o canal”, explicou, e garantiu ainda: “O registro é apenas uma fase de confirmação, o saber público também é importante em caso de propriedade intelectual”.
 
Todavia, “como o site está fora do ar há tempos, caso haja um processo, o juiz pode entender que não estava sendo utilizada a marca e, portanto, livre para uso”, concluiu.
 
O blog entrou em contato com o jornalista Edu César, que nos enviou a seguinte mensagem:
 
"Oi, Marcondes, bem? Sim, vi isso do novo programa da RedeTV! que tem o mesmo nome do meu site, mas juro que não entendi esse alvoroço todo que percebi, eh, eh... Nem encano, sinceramente. Foi por causa da própria televisão que bolei o nome do site lá em 2003, sempre digo isso e já falei algumas vezes que foi quando uma vez li o Lance! de Curitiba por vender numa banca daqui de Porto Alegre e, na lista dos programas de TV locais, constava ali um chamado "Papo de Bola na Band" (Band Curitiba, no caso). Fora que há uns bons anos tive uma enrolação tremenda com um "Papo de Bola" que tinha numa TV de Goiás (Fonte TV) pois mensagens direcionadas a ele chegavam em mim porque o endereço do site dele era só ".com" e não ".com.br" igual ao meu. Há uns poucos anos, começou um "Papo de Bola" também numa TV de Criciúma (TV Litoral Sul), sem contar o célebre "Papo de Bola" da TV mineira na década de 80 com o grande ex-goleiro Kafuringa - se não me engano na Alterosa, se não me engano e não me equivoco -, enfim. Até mesmo na própria Rádio Bandeirantes de São Paulo "fui evocado" na abertura do humorístico "Na Geral" em seus últimos anos porque a música-tema dele tinha esta rima na vinheta de abertura: "Beto Hora, Zé Paulo, Lélio, papo de bola". Enfim, nem encano com o nome "Papo de Bola" ser usado pela RedeTV!, de forma alguma e em absoluto, palavra de escoteiro mesmo jamais tendo sido um. Talvez tenham escolhido justamente por ser um bom nome e um nome que já é familiar para muita gente. Bem ou mal, mesmo que eu ainda não tenha conseguido retornar às atividades como tô prometendo há horas sem conseguir cumprir, tô no ar há quase 16 anos. Ademais, infelizmente aqui no meu Rio Grande do Sul não fez diferença essa estreia (o que também lastimo por não poder prestigiar minha conterrânea Bibiana Bolson) pois nada da RedeTV! passa ao vivo pela TV Pampa até o "TV Fama" às 21h30 - nem a Sônia Abrão é ao vivo, aqui ela passa com um incrível dia de atraso (ou seja: hoje foi ao ar o "A Tarde é Sua" ainda de ontem). E das 17h55 às 20h30, tudo da TV Pampa é local com três programas próprios jornalísticos - tanto que o "RedeTV! News" nem passa aqui, o que também lamento (só vem o de sábado - e só porque neste dia da semana não tem grade local à noite e porque o telejornal passa em horário diferenciado). Tô de boa, sinceridade. E que tenham boa sorte lá, que o "Papo de Bola" da RedeTV! consiga se dar bem, que consiga driblar o retrospecto recente não muito favorável da RedeTV! nas últimas iniciativas próprias no fim da tarde e que dure bastante tempo".
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
Falando sério, se o Flamengo trouxer essa turma toda, “acabou a brincadeira!”
 
 

Últimas do seu time