A oficialização ocorreu logo após reunião entre os diretores do time catalão

A oficialização ocorreu logo após reunião entre os diretores do time catalão

Do UOL, em São Paulo

O Barcelona oficializou a contratação do técnico Ernesto Valverde, que chega para substituir Luis Enrique. O treinador assume a equipe por duas temporada.

Na última passada, Valverde deixou o comando do Athletic de Bilbao sem explicar o motivo da saída, um claro sinal de que seguiria rumo ao Barça.

A oficialização ocorreu logo após reunião entre os diretores do time catalão, na manhã de segunda-feira (29). O novo treinador será apresentado nesta terça-feira (30).

"Valverde tem habilidade, o julgamento, o conhecimento e a experiência. Ele promove os jovens jogadores e tem o jeito do Barcelona", comentou o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu.

Mesmo antes do acordo, Valverde já havia opinado sobre futuros reforços. Ander Herrera, do Manchester United, e Hector Bellerin, do Arsenal, são nomes sugeridos pelo treinador.

Valverde deverá estrear pelo Barcelona no dia 22 de julho, nos Estados Unidos, em torneio de pré-temporada, no jogo contra a Juventus. Também nos EUA, pela mesma competição, o Barcelona pegará o Manchester United (26 de julho) e o Real Madrid (29).

O treinador foi jogador do Barcelona entre 1988 e 1990. Valverde, de 53 anos, estava desde 2013 no Athletic Bilbao e conquistou a Supercopa da Espanha de 2015, batendo justamente o Barça na final. Teve passagens de maior sucesso pela Grécia, no entanto, onde treinou o Olympiacos em duas oportunidades e venceu três vezes o campeonato local.

Para fechar o negócio, o técnico teria feito apenas duas exigências ao Barcelona: levar o assistente Jon Aspiazu e o preparador físico Antonio Pozanco. Ambos trabalharam com ele no Athletic Bilbao.

Últimas do seu time