Pressionado, Zé Ricardo aposta em jovens no gol e no ataque

Pressionado, Zé Ricardo aposta em jovens no gol e no ataque

Do UOL, no Rio de Janeiro

A crise do Flamengo continua. O Rubro-negro não se reencontrou desde a vexatória eliminação na primeira fase da Copa Libertadores e apenas empatou com o Avaí neste domingo (11), em Florianópolis. O 1 a 1 teve gols de Romulo e de bicicleta de Leandro Damião, mas ficou marcado por um pênalti inexistente assinalado para os donos da casa e no qual a arbitragem recuou na decisão, o que causou muita polêmica.

O resultado deixou os cariocas com apenas sete pontos e na 14ª posição. O técnico Zé Ricardo segue ameaçado de demissão. Os catarinenses estão na zona do rebaixamento - 17º lugar, com cinco pontos. Os dois times entram em campo novamente na próxima quarta-feira (14). Às 19h30, o Avaí visita o Atlético-GO. Às 21h, o Flamengo inaugura o estádio Ilha do Urubu, em duelo contra a Ponte Preta.

Pressionado, Zé Ricardo aposta em jovens no gol e no ataque

Depois de uma semana tensa e com três protestos da torcida antes do jogo contra o Avaí, o pressionado Zé Ricardo promoveu duas alterações na equipe titular com o objetivo de diminuir as críticas e melhorar a performance do Flamengo. O goleiro Alex Muralha deu lugar ao jovem Thiago, de 20 anos. No ataque, Vinicius Júnior, negociado ao Real Madrid por R$ 164 milhões, começou pela primeira vez um compromisso profissional pelo Rubro-negro. O jogador tem apenas 16 anos, sendo considerado o principal nome da base rubro-negra nos últimos tempos. Ele fez uma partida regular e foi substituído aos 22min do segundo tempo por Felipe Vizeu.

Nova manifestação dos rubro-negros durante o jogo

Conforme prometido ainda na véspera da partida entre Avaí e Flamengo, os rubro-negros residentes em Florianópolis fizeram nova manifestação contra a fase do time. O título brasileiro foi avaliado como "obrigação" na faixa estendida pela torcida, assim como os dirigentes seguiram perseguidos, o que já havia ocorrido no sábado. O diretor executivo Rodrigo Caetano, o diretor geral Fred Luz e o coach Fernando Gonçalves foram os alvos. O técnico Zé Ricardo e outros jogadores não foram esquecidos pelos insatisfeitos torcedores.

Um Flamengo desorganizado e nervoso com a má fase

Os dois times fizeram um primeiro tempo bastante ruim no estádio da Ressacada. Nervoso com a má fase, o Flamengo errou praticamente tudo o que tentou. Mais do que equívocos, o Rubro-negro se mostrou extremamente desorganizado. O velho problema da saída de bola esteve presente, já que Márcio Araújo e Willian Arão insistiram nos passes laterais. A recomposição defensiva também apresentou dificuldades, principalmente pelo lado esquerdo, onde foi escalado Vinicius Júnior. Em uma primeira etapa sonolenta, o Avaí ainda se saiu melhor.

Vinicius Júnior tem boa chance logo no início do segundo tempo

O Flamengo promoveu uma rápida blitz no começo da etapa complementar e por pouco não abriu o placar mesmo jogando mal. Logo no primeiro minuto, Vinicius Júnior recebeu e chutou. A bola desviou e passou rente à trave. No escanteio, novo desvio da zaga após cobrança de Mancuello e susto para os donos da casa.

Avaí sai na frente, mas Damião empata de bicicleta

Após a pressão sem resultado do Flamengo, o Avaí saiu na frente em uma desatenção da defesa rubro-negra. Juan ficou para trás, a cobertura nem sequer apareceu e Romulo tocou na saída de Thiago aos 10min. O Rubro-negro sentiu o gol, mas conseguiu o empate pouco tempo depois. Aos 15min, Diego cobrou falta, Juan escorou e Leandro Damião encaixou uma bela bicicleta na pequena área, sem chances de defesa para Koslinski.

Juiz assinala pênalti inexistente para o Avaí e recua em marcação

O fim do jogo foi marcado por muita confusão. Aos 34min, o juiz Paulo Schleich Vollkopf assinalou pênalti inexistente de Everton em Diego Tavares. Depois de muita reclamação dos rubro-negros, a arbitragem recuou na marcação e levou os jogadores do Avaí à loucura. Marquinhos, que já havia sido substituído, foi expulso ao realizar o gesto de "roubo" com as mãos. O clima ficou pesado até o encerramento da partida, com um resultado péssimo para as duas equipes.

Foto: Cristiano Andujar/AGIF (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time