Equipe paranaense levantou o título nacional em 1985. Foto: Divulgação

Equipe paranaense levantou o título nacional em 1985. Foto: Divulgação

Há exatos 37 anos, em 31 de julho de 1985, no Maracanã, o Coritiba conquistava o título do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Bangu nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

O Coritiba, então dirigido por Ênio Andrade (1930-1997) saiu na frente com um lindo gol de falta de Indio, no primeiro tempo, sem chance alguma para Gilmar, goleiro que havia jogado antes pelo Palmeiras. O Bangu empatou ainda na etapa inicial, com Lulinha, em um chute de fora da área que contou com desvio da zaga para trair o goleiro Rafael.

O jogo ainda teve um lance polêmoico, quando o árbitro Romualdo Arppi Filho anulou um lindo gol do ponta direita Marinho (1957-2020), do Bangu, que driblou o goleiro Rafael e finalizou para as redes.

Com o empate no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis.

Na série regular de cobranças, empate em 5 a 5.

Porém, na série alternada, logo na primeira cobrança, Ado perdeu para o time carioca e o zagueiro Gomes marcou para tornar o Coritiba campeão brasileiro de 1985. Aliás, foi o segundo título Brasileiro de Gomes, que havia conquistado o campeonato pelo Guarani em 1978.

Assim como Ênio Andrade, o então treinador do Bangu também já morreu, o ex-zagueiro Moisés (1948-2008), com passagens como jogador por Corinthians e Flamengo, entre outros.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, OS MELHORES MOMENTOS DA DECISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1985 ENTRE BANGU E CORITIBA

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Coritiba 1 x 1 Bangu (6 x 5)

Data: 31 de julho de 1985

Arbitro: Romualdo Arppi Filho (SP)

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)

Cartões amarelos: Mário, Gomes, Dida e Rafael.

Público pagante: 91.527

Gols (tempo normal): Índio aos 25 e Lulinha aos 35 do 1º tempo.

Coritiba: Rafael, André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tóbi; Lela, Índio e Édson. Técnico: Ênio Andrade 

Bangu: Gilmar, Márcio, Jair, Oliveira e Baby; Israel, Lulinha (Gílson) e Mário; Marinho, João Cláudio (Pingo) e Ado. Técnico: Moisés.

Últimas do seu time