A equipe do Torino, que excursionou pelo Brasil em 1948 foi vítima de um acidente aéreo na Itália no ano seguinte, naquela que ficou conhecida como Tragédia de Superga, causando uma comoção não apenas na Itália, mas no mundo inteiro.
Em 1948, mesmo considerada a principal força do futebol mundial da época, a equipe foi derrotada pelo Corinthians por 2 a 1 no Pacaembu, gols de Baltazar, de cabeça, aos 43 minutos do primeiro tempo e Colombo, em cobrança de falta aos 25 do segundo. Gabeto, aos 36 da etapa final, descontou para a equipe de Turim.
Há exatos 77 anos, no dia 4 de maio de 1949, retornando de um amistoso em Lisboa diante do Benfica, o avião da delegação chocou-se com a fachada da Basílica de Superga, próxima a Turim, matando os 30 ocupantes da aeronave, entre eles 18 jogadores do time, membros da comissão técnica, dirigentes do clube e jornalistas italianos.
Foi a primeira das grandes tragédias envolvendo uma agremiação esportiva. A segunda aconteceu com a delegação da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016, que vitimou ainda mais pessoas, 71 dos 77 ocupantes da aeronave da LaMia, que por falta de combustível caiu na Colômbia.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO EM ITALIANO, VÍDEO SOBRE O ACIDENTE COM A DELEGAÇÃO DO TORINO, OCORRIDA EM 4 DE MAIO DE 1949
Tentando se afastar do Z-4, Corinthians enfrenta o combalido Botafogo no Rio
17/05/2026Olhos no retrovisor: Wilson 'Barão' Fittipaldi foi garoto-propaganda em divertido comercial da Pirelli
16/05/2026Locutor de inesquecíveis bordões, Silvio Luiz morria há dois anos
16/05/2026Saudade: Ídolo do Santos e do Botafogo, Rildo nos deixava há cinco anos
16/05/2026Saudade: Há dois anos morria o jornalista Antero Greco
16/05/2026