Apenas Grêmio de Everton e Corinthians de Cássio e Fagner terão atletas na Copa América

Apenas Grêmio de Everton e Corinthians de Cássio e Fagner terão atletas na Copa América

Deveria ser adotado como norma na CBF não manter no comando da seleção técnico que não tenha conseguido levar o Brasil, na mais modesta das hipóteses, à semifinal de uma Copa do Mundo. 
 
É verdade que, embora tenhamos ainda uma pontinha do orgulho de termos possuído na segunda metade do século passado o melhor futebol do Planeta, hoje não podemos cobrar de um treinador que chegue à final de um certame mundial.
 
Nossa queda de qualidade, contudo,  não foi assim tão acentuada de lá para cá,  que não nos permita exigir de um comandante brasileiro conduzir o time canarinho , no mínimo, à penúltima etapa de um certame mundial. 
 
Tite não conseguiu levar o escrete brasileiro e essa fase minimamente desejável na Copa da Rússia, razão pela qual não faria por merecer a permanência no cargo mais importante do futebol verde e amarelo.  
 
Nosso atual técnico cometeu erros grotescos, tanto na convocação de jogadores quanto no esquema tático adotado para a Copa da Rússia, principalmente no jogo que eliminou o Brasil prematuramente da competição, após ter sido travado pela mediana seleção Belga, naquela melancólica derrota por 2 a 0. 
 
Naquela convocação, Tite continuou apostando num goleiro sem história, como Alísson, deixou de levar Luan (então melhor jogador da América) nem que fosse para o banco, não deu Chance ao zagueiro Pedro Geromel em nenhum dos jogos e, para coroar seu misto de burrice e teimosia,  ignorou Arthur, que despontara no Grêmio como a maior revelação do futebol brasileiro na época. 
 
Hoje tivemos o anúncio da lista de convocação de Tite para a Copa América e mais uma vez ele deixa margem para muitas críticas, até porque no futebol que hoje se pratica no Brasil existem mais jogadores selecionáveis do que aqueles que existiam por ocasião da Copa da Rússia.  
 
Gostaria que Tite justificasse seu critério de convocação para a Copa América, que será disputada no Brasil com apenas três jogadores de clubes brasileiros, respondendo os questionamentos a seguir enumerados.
 
1 - Em elencos como os do Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, por exemplo, não existe nenhum jogador capaz de vestir a camisa da seleção, nem que seja para ficar no banco ?
 
2 - Alisson, que aceitou dois gols da Bélgica pacificamente,  e os outros goleiros convocados revelaram alguma vez possuírem mais qualidade técnica do que Weverton, do Palmeiras, e Marcelo Lomba, do Internacional ? Apenas para citar dois exemplos. 
 
3 - O meio-campista Arthur, do Barcelona, agora convocado para uma competição oficial, é melhor do que aquele que jogava no Grêmio e foi desprezado para integrar a seleção brasileira que "babou na gravata" na Copa do ano passado ?
 
4 - É justo deixar o zagueiro Pedro Geromel fora dessa convocação, depois de tê-lo levado ao Mundial da Rússia, sem lhe proporcionar a chance de jogar um minuto sequer, e, em contrapartida, dar nova oportunidade a Gabriel Jesus, que atuou nos jogos do referido Mundial, constituindo-se em rotunda decepção ?
 
5 - Contribui para o bem dos clubes brasileiros terem seus plantéis à margem desse certame que será disputado em solo pátrio, com exceção de Grêmio e Corinthians, quando bem poderiam ter na Copa América uma vitrine para mostrar seus craques-revelação ao mundo, aumentando-lhes a chance de negociar atletas para o exterior, amenizando assim a situação de aperto financeiro em que vivem, fazendo coro à combalida economia nacional como um todo ?
 
Mas eu não vou te apontar, Tite,  como único culpado por esse festival de incongruências que acabo de citar, pois isso seria revelar desconhecimento acerca dos interesses escusos que ditam regras de ação no futebol mundial, hoje utilizado como "garoto propaganda" das entidades esportivas mais renomadas  do primeiro mundo.
 
Mesmo assim, não vou passar a mão na tua cabeça e te colocar na condição de santo nessa história nebulosa das convocações de conveniência.  
 
Afinal, um pouquinho mais de autonomia para convocar mais jogadores de nossas agremiações é certo  que tinhas em mão
 
Não obstante, optaste apenas por fazer um agradinho ao Grêmio, convocando Everton, e ao Corinthians, incluindo Cássio e Fagner na tua lista, não por mera coincidência, pois sabemos que esses dois clubes representaram a grande vitrine que te tirou do anonimato de mero treinador interiorano.  
 
Longe de pretender dizer com isso que esses atletas não mereceram a convocação. Mas, reconhecendo, contudo, que não eram só eles que mereciam ser lembrados nesta hora em que brasileiros vão lotar estádios para aplaudir craques que não vestem as camisas de seus times do coração. 
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Rede de Mídia Brasil Online  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte). Rede de Mídia Internacional Online (New York, Paris, Londres, Roma e Madrid), Revista Eletrônica GibaNet.com (São Paulo), Site Cota Jurídica.com (São Paulo),  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto:  UOL

SOBRE O COLUNISTA

Lino Tavares é jornalista diplomado pela PUC/RS, especializado em jornalismo impresso, televisionado, radiofônico e cinematográfico, além de habilitação polivalente em Relações Públicas e Publicidade/Propaganda.

Possui, ainda, o Curso de Especialização em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exécito (Rio-RJ) e o de Treinador de Futebol, pat... Saiba Mais

Arquivos