Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro com breve favoritismo à conquista do título regional

Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro com breve favoritismo à conquista do título regional

Estamos a um passo da semifinal dos certames regionais e a maioria dos pequenos clubes, meros "atores coadjuvantes", já foram descartados do mapa da disputa, principalmente no Rio e São Paulo, que possuem quatro clubes de ponta para ocupar todos os espaços nas etapas semifinais.  
 
Nos outros dois grandes centros do futebol brasileiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais,  times de menor expressão ainda respiram nos regionais,  porque só existem dois gigantes em cada um deles para constituir o quarteto das semifinais.
 
Teoricamente se pode dizer que dois jogos ainda restam portanto a esses clubes de pequeno porte, embora seja preciso reconhecer que zebras acontecem e por conta delas esses "coadjuvantes" podem virar "ator principal",  chegando à final,  e à base da superação até conquistar o título "paroquiano".   
 
No Rio Grande do Sul, os clubes de segunda força que continuam na disputa são o Caxias, que pega o Inter domingo no seu estádio Centenário, e o São Luiz, que recebe o Grêmio em Ijuí também no domingo, ambos os confrontos valendo como jogo de ida da decisão das semifinais do Gauchão. 
 
Como curiosidade, vale destacar que Ijuí, cidade representada pelo São Luiz nessa etapa do Gauchão, é a terra de Carlos Caetano Bledorn Verri, o popular Dunga, ex-atleta e ex-técnico da seleção brasileira. 
 
Nesses dois confrontos em que a dupla Gre-Nal começa a pedir passagem para mais uma final de campeonato reunindo os dois gigantes do futebol dos Pampas, o Grêmio deve encontrar mais facilidade do que o rival colorado para alcançar esse objetivo.
 
Não que o São Luiz seja tecnicamente inferior ao Caxias.. A vantagem gremista em relação ao Inter, nesse aspecto, repousa no próprio Grêmio que tem demonstrado um rendimento bem superior ao dos demais competidores, colecionando várias goeladas no decorrer da disputa.
 
O Inter, por sua vez, chegou a essa etapa semifinal meio aos trancos e barrancos. Na disputa das quartas de final contra o Novo Hamburgo, o time de Odair Hellmann conseguiu eliminar o adversário pelo critério saldo de gols, pois venceu o jogo de ida em Novo Hamburgo por 2 a 0 e perdeu o confronto de volta em Porto Alegre pelo escore mínimo, atuando com sua equipe principal.
 
Já os comandados de Renato Portaluppi, representados por um time quase reserva, empataram em 0 a 0 com o Juventude, no jogo de volta na Arena, depois de ter massacrado o esquadrão caxiense na casa dele, no jogo de ida,  com uma goleada de 6 a 0.
 
No ano passado acertei os campeões regionais dos estados que representam as quatro  primeiras forças do futebol brasileiro. 
 
Como não sou de ficar em cima do muro, vou arriscar novamente, declinando aqui os clubes que, pelo padrão de jogo que vêm apresentando, possuem algum favoritismo para chegar ao título regional de seus estados. 
 
Em São Paulo, acredito que dá o Palmeiras de Felipão. No Rio, a tendência é que o Flamengo chegue ao título carioca deste ano.  Em Minas, aposto no Cruzeiro de Mano Menezes, que vive um momento técnico melhor do que o Galo.
 
Já no Rio Grande do Sul, o mais cotado para a conquista do título é o  Grêmio, que possui um plantel mais qualificado  e está taticamente mais bem definido do que o arquirrival.  
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Rede de Mídia Brasil Online  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte). Rede de Mídia Internacional Online (New York, Paris, Londres, Roma e Madrid), Revista Eletrônica GibaNet.com (São Paulo), Site Cota Jurídica.com (São Paulo),  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto: UOL
 

SOBRE O COLUNISTA

Lino Tavares é jornalista diplomado pela PUC/RS, especializado em jornalismo impresso, televisionado, radiofônico e cinematográfico, além de habilitação polivalente em Relações Públicas e Publicidade/Propaganda.

Possui, ainda, o Curso de Especialização em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exécito (Rio-RJ) e o de Treinador de Futebol, pat... Saiba Mais

Arquivos