Tricolor faz jogo horroroso na Ressacada e dorme na Zona de rebaixamento até a 3ª rodada

Tricolor faz jogo horroroso na Ressacada e dorme na Zona de rebaixamento até a 3ª rodada

Nem sempre a derrota é a pior coisa que pode acontecer a um time. O Grêmio perdeu para o Santos, na estreia do Brasileirão, e eu não vi ali nenhum prenúncio de tragédia, porque a equipe jogou bem, teve mais chances de gol do que o adversário, além de ter um gol anulado equivocadamente. 
 
Claro que não foi um resultado satisfatório, porque se tratava de um jogo em casa que a priori tinha como favorito o esquadrão comandado por Renato Portaluppi, teoricamente superior ao do clube visitante. 
 
Do ponto de vista psicológico, o empate do Grêmio com o Avaí, em Floripa, na segunda rodada do Brasileirão, foi mil vez mais desalentador do que a derrota para o Peixe na abertura do certame. 
 
A razão disso salta aos olhos de todos. Além de ter sido uma jornada completamente infeliz, em que o "misto frio" montado por Renato não jogou absolutamente nada, os dois pontos perdidos na Ressacada colocaram o tricolor à beira da zona de rebaixamento, na qual veio a cair no complemento da rodada, quando o Botafogo derrotou o Bahia, empurrando o Grêmio  para o desconforto do Z-4. 
 
Foi lamentável ver um time como o do Grêmio encolher-se de forma humilhante, como se fosse um "timinho" enfrentando uma equipe muito superior, para garantir o mísero 1 a 0 que conseguira no gol de cabeça assinalado por Rômulo no primeiro tempo da partida. 
 
Chegou às raias do ridículo assistir às fracassadas tentativas de ataque realizadas por uma linha ofensiva cujos integrantes davam a impressão de estarem se vendo pela primeira vez.
 
Pior é que essa partida horrorosa que empurrou o Grêmio para o fundo do poço não permite nem dizer que foi disputada com um time de reservas, porque na verdade participaram do jogo oito atletas titulares: Paulo Victor, Geromel, Leonardo Gomes, Metheus Henrique, Luan, Michel, André e Everton.   
 
A pífia arrancada gremista no campeonato brasileiro pode ficar ainda pior no jogo de domingo pela terceira rodada, quando o Grêmio enfrentará o Fluminense, na Arena, num confronto entre vizinhos que fazem morada no andar de baixo do Brasileirão. 
 
Isso ocorrerá se o time de Portaluppi não der a volta por cima, deixando de faturar três pontos nesse cotejo de tricolores, o que poderá tornar a situação gremista na tabela ainda mais constrangedora, segurando a lanterna da competição. 
 
Um desastre dessa magnitude, com certeza, teria reflexos negativos para o jogo decisivo do Grêmio, dias 8 (quarta-feira) na Arena, quando não pode perder para o Universidad Católica, se quiser passar às oitavas de final da Copa Libertadores. 
 
Claro que o favoritismo nessa decisão é do Grêmio que joga em casa pelo empate e tem mais time do que o representante chileno.
 
Mas um novo tropeço no Brasileirão, tão próximo desse importante compromisso, abalaria com toda a certeza o ímpeto do time gremista, colocando em risco a boa chance que tem de terminar a fase de grupos da Libertadores classificado para a etapa seguinte do torneio. 
 
Até porque a inesperada derrota para o River Plate na Arena, que eliminou o Grêmio da Libertadores no ano passado, ainda está bem viva na memória dos gremistas que sabem como ninguém que em jogos
decisivos desse disputadíssimo  torneio todo o cuidado é pouco. 
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Rede de Mídia Brasil Online  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte). Rede de Mídia Internacional Online (New York, Paris, Londres, Roma e Madrid), Revista Eletrônica GibaNet.com (São Paulo), Site Cota Jurídica.com (São Paulo),  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto:  UOL
 

SOBRE O COLUNISTA

Lino Tavares é jornalista diplomado pela PUC/RS, especializado em jornalismo impresso, televisionado, radiofônico e cinematográfico, além de habilitação polivalente em Relações Públicas e Publicidade/Propaganda.

Possui, ainda, o Curso de Especialização em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exécito (Rio-RJ) e o de Treinador de Futebol, pat... Saiba Mais

Arquivos