Inter vence Paysandu com folga e praticamente garante passagem às quartas de final

Inter vence Paysandu com folga e praticamente garante passagem às quartas de final

Terminados os jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a primeira conclusão que se pode tirar dos resultados - quase uma obviedade - é que os clubes "coadjuvantes" das divisões inferiores (os chamados pequenos) já se preparam para a despedida do torneio, que fatalmente ocorrerá nos confrontos de volta da competição.
 
Um deles é o Juventude, que empatou com o Grêmio no "Alfredo Jaconi", em 0 a 0, e agora terá que vencer o tricolor (no tempo normal ou nos pênaltis) na Arena, para avançar na Copa do Brasil, o que é muito difícil em se tratando de uma equipe da terceira divisão. 
 
Outro é o Paysandu, que levou 3 a 1 do Internacional no Beira Rio e, mesmo pegando o colorado em casa, no jogo de volta, tem remotíssima chance de vencer o visitante gaúcho com dois gols de diferença, a fim de  levar a decisão para os pênaltis, ou com três de vantagem para continuar no torneio. 
 
O terceiro é o Sampaio Corrêa, que,  ao ser derrotado pelo Palmeiras em seus próprios domínios por 1 a 0, só conseguirá o milagre de passar pelo clube paulista se o vencer numa eventual decisão por pênaltis ou se conseguir derrotá-lo com uma diferença de dois gols no tempo normal, o que é quase impensável. 
 
Tirados os "noves foras" dessa primeira rodada das oitavas de final, cumpre prognosticar acerca das equipes da primeira divisão que estão em melhor situação para avançar  à etapa seguinte do torneio brasileiro, em função dos resultados alcançado nos seus jogos de ida. 
 
Por terem enfrentado as equipes de menor porte já mencionadas, alcançando resultados satisfatórios, logicamente Internacional, Palmeiras e Grêmio, pela ordem de facilidade, são os clubes que praticamente já garantiram vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. 
 
Afora esses, que deram sorte na tabela dos jogos de ida, pegando equipes de nível inferior, os outros com algum favoritismo a avançar no torneio são os que se seguem, pelas razões a seguir apontadas. 
 
O Flamengo, que derrotou o Corinthians na Arena de Itaquera por 1 a 0 e precisará apenas de um empate em casa, diante do alvinegro paulista para continuar vivo na Copa do Brasil. 
 
O mesmo raciocínio se aplica ao Bahia, que derrotou o São Paulo no Morumbi por idêntico placar e igualmente precisará de um simples empate, na Fonte Nova, para garantir vaga nas quartas de final da competição. 
 
Os outros favoritos  são o Athlético Paranaense, o Cruzeiro e o Santos, que decidem a vaga jogando em casa, pela ordem. contra Fortaleza, Fluminense e Atlético Mineiro, com os quais empataram no jogo de ida,  precisando portanto de uma vitória simples para continuarem vivos na Copa do Brasil. 
 
Claro que relativamente a esses "mata-mata" entre equipes de grandeza equivalente, trata-se de um favoritismo tênue fundamentado em cima de resultados plenamente reversíveis. 
 
Já em relação aos três confrontos entre equipes com notória disparidade técnica, o favoritismo dos times de maior envergadura é algo palpável, que uma vez não confirmado em qualquer desses jogos permitirá definir o resultado como surpreendente, uma "zebra".     
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Rede de Mídia Brasil Online  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte). Rede de Mídia Internacional Online (New York, Paris, Londres, Roma e Madrid), Revista Eletrônica GibaNet.com (São Paulo), Site Cota Jurídica.com (São Paulo),  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto:  UOL

SOBRE O COLUNISTA

Lino Tavares é jornalista diplomado pela PUC/RS, especializado em jornalismo impresso, televisionado, radiofônico e cinematográfico, além de habilitação polivalente em Relações Públicas e Publicidade/Propaganda.

Possui, ainda, o Curso de Especialização em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exécito (Rio-RJ) e o de Treinador de Futebol, pat... Saiba Mais

Arquivos