Vitória contra Ilhas Virgens carimbou passaporte para a China. Foto: Divulgação/FIBA

Vitória contra Ilhas Virgens carimbou passaporte para a China. Foto: Divulgação/FIBA

A seleção brasileira masculina de basquete derrotou as Ilhas Virgens, por 104 a 80, em Saint Thomas, e garantiu vaga para o Mundial da China, que vai acontecer entre 31 de agosto e 15 de setembro, com 32 seleções.

O grande destaque da equipe foi o veterano Marquinhos, que marcou 22 pontos, pegou 9 rebotes e conseguiu 5 cestas de três pontos. Já classificado, o Brasil encerra sua participação no classificatório das Américas no domingo, contra a eliminada República Dominicana.

Ao lado do Brasil também se classificaram Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Canadá e mais uma seleção, Uruguai ou Porto Rico, que decidirão essa vaga nas duas últimas rodadas do outro grupo.

Para esse ano a FIBA decidiu realizar a competição com 32 seleções, oito a mais do que em 2014, na Espanha. Isso dificulta ainda mais o campeonato, já que irão participar doze seleções europeias. Já estão garantidas Alemanha, Espanha, França, Grécia, Lituânia, República Checa e Turquia.

Pensar em título é utopia e por isso a grande meta é ficar entre as duas melhores seleções das Américas, para garantir vaga para a olimpíada de 2020, em Tóquio. Levando em conta o favoritismo dos americanos, a briga deverá ser contra Argentina, Canadá e Venezuela.

Se isso não ocorrer, o Brasil tem de ficar ao menos em 23º lugar, para poder participar de um dos quatro torneios de repescagem, em 2020, que darão as quatro últimas vagas para os Jogos.

É uma tarefa complicada, mas temos de dar um voto de confiança ao time dirigido pelo croata Aleksandar Petrovic, e comandado pelos veteranos Marquinhos, Varejão, Leandrinho e Alex. Verdade que no classificatório perdemos duas vezes para o Canadá e uma para a Venezuela, mas no Mundial tudo pode ser diferente. Não estou otimista, mas tento ser confiante.

SOBRE O COLUNISTA

Jornalista com passagens pela Rádio Jovem Pan, Sportv e Fox Sports é especialista em esportes olímpicos.

Arquivos