Confira a entrevista com o artilheiro da seleção brasileira

Confira a entrevista com o artilheiro da seleção brasileira

Por João Antonio de Carvalho

O Polo Aquático brasileiro viveu seu grande momento na história antes e durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Em 2015, o Brasil alcançou um resultado histórico, ao terminar em terceiro lugar na Super Final da Liga Mundial, em Bérgamo, na Itália.

Além de ganhar o bronze, numa emocionante disputa de pênaltis contra os Estados Unidos, por 14 a 13, após empate de 10 a 10 no tempo normal, os brasileiros conseguiram uma vitória histórica, contra a Croácia, então campeã olímpica, por 17 a 10.

No Rio de Janeiro, um ótimo início, com três vitórias, inclusive uma delas em cima da Sérvia, que viria a ser campeã olímpica, por 6 a 5. Mas depois a equipe não se econtrou e terminou apenas na oitava colocação. Foram os grandes momentos da seleção.

A equipe era dirigida pelo croata Ratko Rudic, dono de cinco medalhas olímpicas como treinador, sendo quatro de ouro e uma de bronze, e mais uma como atleta. Um perfeccionista que ajudou muito no crescimento da modalidade.

Além disso o time contava com o goleiro sérvio Slobodan Soro, o croata Josip Vrlic, o cubano Ives Alonso, casado com uma brasileira, o espanhol Adria Delgado, filho de pai brasileiro, o italiano Paulo Saleme, filho de uma brasileira, e Felipe Perrone, brasileiro que jogou até 2014 pela Espanha.

Um dos grandes nomes do país era Gustavo “Grummy” Guimarães, que na época tinha 22 anos e é conhecido como “Neymar do Polo Aquático”, já que marcou mais de 1.600 gols na sua carreira.

Grummy já teve duas passagens pela Itália e uma pela Espanha e segue sendo um dos principais jogadores da equipe, que no ano passado conquistou pela primeira vez a Copa Uana, com as participações de Canadá e Estados Unidos, e a vaga para o Mundial de 2019.

Apesar da falta de recursos após a olimpíada, ele ainda acredita no futuro da modalidade e espera ajudar a conseguir a classificação para os Jogos de 2020, em Tóquio, ou no Pan de 2019, em Lima, no Peru, ou no Pré-olímpico mundial.

Conversamos com Gustavo “Grummy” e ele falou da sua carreira, de sua paixão ao esporte, do futuro da modalidade e da sua família, toda formada por esportistas, e que foi seu grande suporte na sua carreira. Confira!

SOBRE O COLUNISTA

Jornalista com passagens pela Rádio Jovem Pan, Sportv e Fox Sports é especialista em esportes olímpicos.

Arquivos