Mais do que a revanche contra a jovem revelação, o grego Stefanos Tsitsipas, quem assistiu a final do ATP 500 de Dubai, testemunhou um dos momentos mais emblemáticos do tênis mundial em todos os tempos, o 100º título de Roger Federer.

Em janeiro deste ano, Tsitsipas derrotou Federer nas oitavas do Australian Open, encerrando naquele momento o sonho de mais um Slam para o suíço. Mas Federer não desiste nunca, segue a cartilha dos grandes vencedores, persiste até o momento em que consegue reunir forças.

Vencer 100 títulos de ATP é algo que supera até mesmo os mais inspirados sonhos de qualquer jovem tenista.

Muitos consideram Roger Federer o maior tenista de todos os tempos, embora em se tratando de quantidade de títulos de ATP, ele ainda esteja atrás do americano Jimmy Conors, que conquistou 109 vezes.

Sem dúvida alguma, o feito do tenista suíço é extraordinário se levarmos em consideração sua idade, 37 anos, e o fato de seu primeiro ATP ter vindo somente aos 19 anos. Além disso, Federer teve pela frente em sua trajetória de títulos, alguns dos maiores tenistas de todos os tempos: Nadal, Djokovic, Agassi, sem contar outras grandes estrelas.

As estatísticas oficiais apontam que Roger Federer disputou 152 finais com 65% de aproveitamento, sem dúvida uma performance impressionante, praticamente 2/3 de vitórias em tudo o que disputou.

Federer vem conseguindo manter a mesma qualidade técnica e o alto nível do seu tênis em todos estes anos, e ao contrário do que se possa imaginar, a parte física está ótima.

Por outro lado, a questão emocional é uma das maiores aliadas de Federer, sua cabeça continua funcionando muito bem. Ele sabe como jogar com cada adversário, os veteranos e os mais jovens, dessa forma iguala muitos jogos em que deixa de correr sem necessidade, conhece os atalhos da quadra.

Em tempo, é bom lembrar que há pouco tempo, em 2016, ele esteve afastado de boa parte dos torneios devido a lesões. Pois bem, se recuperou, readquiriu condição física e voltou para as quadras.

Nada de falar em aposentadoria este ano, que venham mais ATPS e os Grand Slams da temporada.
Os deuses do Tênis agradecem! #RF100

@gustavofarmacia

nosesportes@gmail.com

SOBRE O COLUNISTA

"Esporte é vida". Esta frase, frequentemente proferida na televisão, marcou o momento em que comecei a me interessar muito pelos esportes. Lembro-me das Olimpíadas de Moscou em 1980, da comoção que causou, pela sua grandiosidade e imponência.

Mas a vida geralmente dá voltas e acaba nos surpreendendo. Sou salesiano, formado no Liceu Coração de Jesus, um dos mais tradicionais ... Saiba Mais

Arquivos