Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Santos e Palmeiras iniciam disputa na competição sulamericana. Só os cariocas atuam em casa na primeira rodada

Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Santos e Palmeiras iniciam disputa na competição sulamericana. Só os cariocas atuam em casa na primeira rodada

Os brasileiros vão estrear na Libertadores esta semana. Era que os torcedores esperavam desde o início da temporada. Os torcedores dos clubes que lá estão, classificados para a disputa da competição, obviamente.

Corinthians e Cruzeiro entram em alta. A Raposa pela excelente campanha neste início de ano. A equipe de Mano Menezes ainda não foi derrotada no Mineiro e tem sete vitórias e um empate em oitos jogos. O adversário será o Racing, em Avellaneda, na noite desta terça-feira. Sem dúvida, o desafio mais perigoso para os mineiros até o momento, na temporada. No fim de semana tem o clássico contra o Galo, no Independência.

O Timão joga na quarta, em Bogotá, contra o Millonarios, onde jogou o craque Neto, nos anos 90. Com a confiança lá em cima, após a boa vitória sobre o rival Palmeiras, o Corinthians viaja com boa perspectiva. Não terá Rodriguinho, destaque do clássico no fim de semana, é verdade. Kazim, que muitos acreditavam poderia ser o substituto de Jô, sequer foi inscrito na competição. Está em baixa no Parque São Jorge. Afinal, fora da lista o gringo não poderá cumprir os jogos de suspensão (cinco) impostos pela Conmebol. Mensagem significativa sobre o futuro do atacante no clube. Até porque a diretoria ainda espera, com menos otimismo, a chegada de Alex Teixeira. Segundo Rodrigo Vessoni, do Meu Timão, os chineses dobraram o valor que foi tratado inicialmente na negociação.

O oposto vale para o Palmeiras. O valorizado grupo de Roger Machado emperrou depois de seis vitórias consecutivas e não vence há três partidas, com “detalhe” da quebra de invencibilidade diante do principal rival num clássico com polêmicas e insatisfações da parte palestrina. O Junior de Barranquilla será o adversário da quinta-feira, na Colômbia. Além da bola rolando, a expectativa fica também para o reencontro de Felipe Melo com o uruguaio Matias Mier, que trocou o Peñarol pelo Junior no ano passado. Foi ele, Mier, o agredido pelo volante na confusão em abril do ano passado. Tanto o Junior, quanto o Millonarios, adversário do Corinthians, tem usado equipes reservas no início da Liga Colombiana.

Campeão da América e lutando para escapar das últimas posições no Gauchão, o Grêmio joga nesta terça-feira, no Uruguai, contra o Defensor Sporting. A conquista da Recopa na semana passada e o título do ano passado transformaram o grupo de Renato Portaluppi e vidraça.

Único brasileiro a estrear em casa nesta primeira semana de jogos da fase de grupos, o Flamengo recebe o River Plate, no Engenhão. Na lista divulgada pelo técnico Paulo César Carpegiani está o atacante Guerrero, que cumpre suspensão por doping até o mês de maio. Contratado apenas para o estadual, o goleiro Júlio Cesar não está na relação. Apesar do peso das duas camisas, os brasileiros tem uma perspectiva melhor para a partida, apesar da goleada sofrida para o Fluminense e que tirou a invencibilidade do time no ano. O River vem mal no campeonato da Argentina: tem apenas 19 pontos em 17 jogos e ocupa apenas a 20ª posição entre os 28 clubes que disputam a competição. O sistema defensivo tem sofrido com os ataques adversários e com as críticas da imprensa e torcedores.

SOBRE O COLUNISTA

Formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Metodista, iniciou a carreira na Rádio ABC, passou pelo Portal Terra e Rádio Bandeirantes, onde desempenhou funções como repórter, editor, comentarista e apresentador nas editorias de Esporte e Geral.

Arquivos