O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.

O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.

No jornal Gazeta do Povo-PR - A discussão sobre quantos e quais são os grandes clubes do Brasil é complexa e polêmica. A definição de “grandeza” do futebol é variável. Afinal, os quesitos para definir os gigantes do Brasil podem englobar  história, conquistas, dinheiro, torcida e etc. 
 
Por isso, a Gazeta do Povo elaborou um ranking com um recorte atual para medir como está essa disputa. O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.
 
Assim, exclui-se o chamado peso da camisa e mostra quem se faz grande em campo, de forma contemporânea, sem recorrer a critérios como tamanho da torcida ou história gloriosa.
 
O ranking leva em consideração os feitos entre 2009 e 2018 dos 20 clubes que participam das Séries A e B do Brasileirão. Foram computados títulos regionais, nacionais e internacionais, cada um com um peso diferente. Também valem pontuação as campanhas até determinadas fases dos principais torneios disputados. O peso das pontuações foram escolhidos pela editoria de esportes da Gazeta do Povo.
 
Os números de 2019 não foram computados porque a temporada ainda está em andamento. No final do ano, o ranking será atualizado com os valores exatos da década quando serão retiradas as pontuações de 2009 para acrescentar os feitos de 2019.
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais desta 3a feira
 
CONTROLE REMOTO - O que você pode ver hoje na TV
 
Façam suas apostas: qual é a melhor seleção, a do Rio ou a de São Paulo?
 
André Rizek, do SporTV, leva uma bronca ao vivo do corintiano Vagner Love
 
Mano Menezes é o 5º melhor técnico do mundo; Renato Gaúcho fica em 9º
http://marcondesbrito.com.br/mano-menezes-e-o-5o-melhor-tecnico-do-mundo-renato-gaucho-fica-em-9o/
 

Últimas do seu time